Ibope aponta que 86% dos brasileiros consideram governo Temer corrupto

Uma pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (1º) mostra que mais de 80% da população considera o governo brasileiro corrupto, no rumo errado e que não respeita a vontade dos cidadãos.

O levantamento ouviu 2.002 entrevistados, em 142 municípios do país, e faz parte de um estudo internacional, realizado em diversos países, com o propósito de conhecer as expectativas dos cidadãos em relação a 2018.

Em números específicos, 86% dos participantes disseram acreditar que a gestão do presidente Michel Temer é corrupta, 81% consideraram que a vontade da população não é respeitada, enquanto 85% afirmaram que o Brasil não está seguindo no caminho certo. Apenas 12% opinaram de forma contrária a isso.
De acordo com informações do Estadão, a expectativa do Planalto é de que esses números sejam revertidos, até o próximo ano, quando os eleitores vão às urnas. O governo espera que a melhora da atividade econômica, ainda que lenta, reflita de forma positiva.

Partindo para o campo econômico, 28% dos brasileiros preveem mais dificuldades em 2018, e quase metade (48%) imagina que nada mudará em relação a este ano.

“Apesar de a economia dar sinais de melhora, ela ainda não está sendo percebida pela população, por isso a expectativa em relação ao próximo ano é a pior da série histórica medida desde 2010”, disse Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope.

Em setembro, a pesquisa CNI-Ibope já apontava o quarto trimestre consecutivo de piora na avaliação do governo Temer, quando apenas 3% da população considerava a gestão ótima ou boa. Já 77% consideravam ruim ou péssima; 16% avaliavam como regular e 3% não sabiam ou não responderam.

Na pesquisa anterior, a popularidade do peemedebista também havia caído a seu nível mais baixo entre os ex-presidentes. Em julho deste ano, 5% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom, 21% como regular, 70% como ruim ou péssimo, e 3% não souberam ou não responderam.Notícias Ao Minuto/Foto:Ueslei Marcelino/Reuters