Chef Alex Atala ministra palestra no Espaço Terroir do Sebrae na Festa do Boi

Dono do sexto melhor restaurante do mundo, o chef brasileiro mais premiado da história, Alex Atala, será uma das atrações do Espaço Terroir do Sebrae durante a 55ª Festa do Boi. 

Ele vem ao Rio Grande do Norte ministrar, no dia 12 de outubro, a palestra 'O Desenvolvimento da Gastronomia Brasileira com Uso de Produtos Terroir'. 

A Festa do Boi ocorre no período de 7 a 14 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Os produtos terroir [expressão francesa] são aqueles que expressam fielmente as características do lugar onde foram produzidos. É o caso dos vinhos do Rio Grande do Sul, as castanhas do Acre e os queijos de coalho e de manteiga da região do Seridó, aqui, no Rio Grande do Norte. Alex Atala tem propriedade para tratar do assunto. 
Além de ser dono do D.O.M, que é considerado o sexto melhor restaurante do mundo, do Dalva e Dito e do Riviera Bar, o chef é sócio do restaurante Bio, um estabelecimento que tem receitas com ingredientes subaproveitados pela maioria dos chefes. Um exemplo é o uso do caroço de abacate tostado em vez de nozes e cascas de manga desidratadas em saladas, granola e farofas.

Alex Atala criou esse o conceito Bio, cuja proposta principal é a utilização máxima dos alimentos com o mínimo de desperdício e elegeu fornecedores que têm características com o conceito terroir, um deles é o Empório Poitara, que comercializa produtos vindos da Amazônia. 

Chef internacional-Além da palestra de Atala, o Espaço Terroir reserva outras capacitações com grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. É o caso do chef americano Dan Strogin que vem ao estado falar sobre a importância do leite cru para fabricação de queijos brasileiros, uma excelente oportunidade para aqueles produtores que têm queijarias artesanais.

Nacionalmente, estão confirmadas as presenças de especialistas renomados, como a chef mineira Raquel Novais, que participou da terceira edição do MasterChef Brasil. Ela participa de três oficinas gastronômicas no espaço montado pelo Sebrae: Camarões Orgânicos, Ostras Orgânicas e de Carnes e Queijos. A sommelière paulista Gabriela Monteleoni fará uma oficina de harmonização de queijos, vinhos e cachaça logo na noite de abertura do espaço.

As capacitações atendem aos empreendedores de diversas áreas do setor de alimentação fora do lar. O chef catarinense Fabiano Gregório em falar sobre a influência do terroir na produção de alimentos seguindo os preceitos do movimento slow food. Já a barista mineira Paula Dolgheroff ministra uma oficina de métodos de preparos de café e outra sobre preparo de drinques com café. 

Além das oficinas, a programação também terá palestras técnicas diárias, seminários ( Cadeia produtiva do mel, Sertão Empreendedor, Aquicultura Potiguar, Fogo e Carne e Indústria de Alimentos e Bebidas do RN).

Sabores-Com o Espaço Terroir, o Sebrae pretende fazer uma viagem gastronômica para explorar os sabores do Brasil. No local, estarão em exposição, e também para degustação e comercialização, produtos de todas as regiões do Brasil que se destacam pela regionalidade e diferenciação, seja pelo elevado padrão de qualidade, identificação de origem (IG), valor agregado, certificação orgânica ou sustentabilidade. Essa é a proposta da Vitrine de produtos Terroir, que terá exposição de queijos artesanais, cachaças, camarões e ostras potiguares, cafés brasileiros.

Toda a estrutura do espaço empreendedor, com cerca de 3 mil metros quadrados, será voltada para os sabores da gastronomia brasileira. O espaço vai reunir produtores de diversas regiões, com exposição, degustação e venda de produtos que se destacam pela qualidade e valorização da cultura local.

Para saber as datas, os horários, os valores e a grade completa de capacitações - grande parte delas gratuitas - basta acessar a página do Espaço Terroir no site terroir.

A palestra de Atala está programada para ocorrer às 18h , no feriado. O valor é de R$ 150 e as inscrições prévias podem ser feitas pelo 0800 570 0800.Agência SEBRAE de Notícias/Foto:Rubens Kato/Divulgação