Receita cruzará dados de declarações com redes sociais dos contribuintes, principalmente de quem “ostenta”

Cada vez mais a Receita Federal aperta o cerco para a sonegação de impostos,e a bola da vez agora é para quem posar de “humilde” na declaração do Imposto de Renda,mas ostentar riqueza nas redes sociais,pode ser chamado para esclarecer informações.

A Receita Federal divulgou que usará perfis de Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, para embasar dados concedidos ao Leão. Se houver divergência, o contribuinte poderá cair na malha fina.
O cruzamento de informações já foi adotado na análise das declarações do ano passado. A Receita Federal disse que cerca de dois mil contribuintes foram flagrados pelo método em 2016. 

O monitoramento das declarações são realizados em uma sala de segurança máxima, por supercomputadores. Em caso de suspeita, o programa avisa e o auditor entra em ação para comprovar ou não a sonegação.

O coordenador geral de Fiscalização da Receita Federal, Flávio Vilela, informou, inclusive, que já houve caso em que um "laranja" foi descoberto pelos auditores. A declaração incluía patrimônio e uma empresa de R$ 100 milhões - riqueza que não chegava às redes sociais.Foto:Pixabay