“Dia Sem Imigrantes” acontecerá hoje nos Estados Unidos contra política de Donald Trump para imigração

Estará acontecendo no dia de hoje nos Estados Unidos, seja em restaurantes, padarias e outros negócios quando fecharão, quando milhares de trabalhadores nascidos fora do país vão participar de uma paralisação de um dia contra as políticas do presidente Donaldo Trump para imigração. 

Batizado com o nome de "Dia Sem Imigrantes", a greve nacional pede que os estrangeiros fiquem em casa, evitem fazer compras e fechem seus negócios para demonstrar seu impacto na economia. Há a expectativa de que imigrantes por todo o país participem, segundo os organizadores e donos de empresas.
Na semana passada, agentes prenderam mais de 680 imigrantes sem visto nos EUA em uma operação em seis Estados do país. Trump promete reforçar as fronteiras e deportar imigrantes ilegais. Além disso, a decisão do presidente de emitir um decreto que proibia temporariamente a entrada de pessoas de sete países de maioria muçulmana gerou protestos nacionais. A medida foi suspensa pela Justiça e a disputa judicial no caso continua.

Cerca de 8 milhões dos 11,1 milhões de imigrantes ilegais nos EUA participam na força de trabalho. Muitas vezes eles usam números falsos de Seguridade Social para garantir o emprego, o que faz deles uma prioridade para deixar o país pelos critérios definidos em decreto de 25 de janeiro de Trump.

O setor de restaurantes, com concentração maior de estrangeiros, deve ser o mais atingido pela paralisação desta quinta-feira. Quase 25% dos trabalhadores de restaurantes dos EUA em 2016 nasceram no exterior, enquanto em todos os setores esse patamar é de 18,5%.Dow Jones Newswires/Estadão Conteúdo/Foto:REUTERS/Stephanie Keith/Divulgação 

Comentários