Diminuir desmatamento reduz emissão de gases de efeito estufa no Rio, confirma estudo

O estado do Rio de Janeiro teve um avanço no combate ao desmatamento entre 2005 e 2010 e reduziu pela metade as emissões de gases de efeito estufa resultantes desse tipo de ação. 

A conclusão se baseia em dados que fazem parte do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que teve edições para 2005 e 2010. Agora, haverá um outro em relação ao ano de 2015, além das atualizações dos anteriores.
Estado do Rio de Janeiro foi um dos campeões do desmatamento da Mata Atlântica
“Desde 2005 houve um controle muito bom do desmatamento no estado. No início desse novo século o estado do Rio era um dos campeões no desmatamento da Mata Atlântica e de lá para cá melhorou muito. A gente observou, de 2005 para 2010, uma queda pela metade das emissões devido ao desmatamento no estado. [Isso] mostra o acerto em diversas iniciativas que foram tomadas nesta área para incentivar os municípios”, disse o coordenador do Centro Clima, professor Emílio La Rovere.

O professor diz que os estados e municípios têm tido um protagonismo no enfrentamento das mudanças climáticas e há várias redes entre eles que trocam de experiências para indicar como podem colaborar para cortar as emissões de gases de efeito estufa das atividades que ocorrem em cada território. 

“No caso do estado do Rio, temos uma Política Estadual de Mudanças Climáticas que foi feita a partir dos inventários anteriores, que estabelece limites de emissões que o estado persegue voluntariamente e que tem um plano de ação para diminuir e controlar essas emissões”, disse.Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil

Comentários