Gestão do Turismo foi discutida na UERN

As principais estratégias de gestão no turismo estadual, avanços do setor e conquistas foram destaques da mesa redonda que fez parte do I Seminário de Inovação e uso de Tecnologias no Turismo, promovido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com participação do secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar.

Durante sua explanação, o secretário falou para alunos, professores da área de turismo e profissionais do trade, traçando uma retrospectiva do trabalho que vem sendo realizado no último um ano e meio de gestão à frente da pasta. 

O equilíbrio no orçamento, com cortes de despesas, principalmente relacionados a alugueis, e consequente mudança da SETUR RN e Emprotur para o Centro de Convenções, foi uma das primeiras ações juntamente com a arrojada decisão do Governador Robinson Faria que reduziu o ICMS do querosene da aviação, viabilizando desta forma maior fluxo aéreo no Estado.
Secretário de Turismo,Ruy Gaspar mostrou trabalho que vem realizando no estado do RN
“Mesmo com um ano economicamente difícil para todo o país, o RN conseguiu avançar tomando medidas efetivas para alavancar o turismo, que sabemos ser uma das atividades estruturantes para a economia do RN, portanto, economizar com o que não era necessário e abrir oportunidade para a retomada dos voos foram passos significativos para começar”, relata Ruy Gaspar.

E realmente foi só o começo, o secretário pontuou ainda as articulações com a maior operadora da América Latina, CVC Viagens, para reposicionar o RN entre os três principais destinos do país, os voos internacionais reconquistados, a participação em todas as feiras nacionais e principais internacionais, os esforços para promover os cinco polos turísticos com foco na interiorização do turismo, as publicidades estratégicas em aeroportos, sobre o suporte para criação do Geoparque Seridó, sobre o Projeto Cidade Viva, e por fim, sobre o otimismo e as potencialidades do RN para receber o HUB da Latam.

“Tecnicamente temos as melhores condições para a instalação do Hub da Latam; somos confiantes que o RN sairá vitorioso nessa disputa”, fala de maneira positiva o secretário.

A mesa redonda contou ainda com a apresentação do professor da UFRN do curso de pós-graduação em turismo, Dr. Luiz Augusto Machado Mendes. O assunto da explanação foi voltado para as novas tecnologias com aplicabilidade para o turismo. 

O professor compartilhou cases de sucesso de companhias aéreas em uso de aplicativos e plataformas digitais, falou sobre a relevância e as mudanças causadas pela internet no setor; mostrou experiências com utilização de QR Code em atrações turísticas e apresentou em primeira mão o aplicativo Guia Natal que poderá ser usado por turistas e trará informações sobre destinos, bares, restaurantes, hotéis, passeios pela cidade.Foto:Divulgação

Comentários