Petição Online na Avaaz é criada para STF suspender nomeação de ministros envolvidos na Lava Jato

Foi criada uma petição online na Comunidade Avaaz para que o Supremo Tribunal Federal (STF) possa suspender a posse dos ministros do governo Temer que estão envolvidos na operação Lava Jato.

Entre os nomes envolvidos estão Geddel Vieira Lima, Romero Jucá, Henrique Eduardo Alves, Bruno Araújo, Ricardo Barros, Raul Jungmann, Eliseu Padilha e José Serra.

Na justificativa da petição é que a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a assumir a função de Ministro da Casa Civil foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, em decorrência de seu suposto envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás, investigado pela Operação Lava-Jato.
Também na petição é informado que tramita perante a 8ª Vara da Justiça Federal do Ceará Ação Popular, interposta por Vinícius Madureira Maia, que questiona a legalidade da nomeação dos Ministros de Estado que foram citados ou já estão sendo investigados pela Lava-Jato. 

Foi também interposta ação judicial perante a 1ª Vara Federal Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com a mesma fundamentação. No entanto, o juiz primevo Rafael Castegnaro Trevisan denegou o pedido de liminar para a suspensão da posse.

Assim como Lula, alguns Ministros indicados pelo presidente interino Michel Temer também tiveram seus nomes citados nessa operação, razão pela qual deve o Supremo se manifestar sobre a legitimidade destes para a posse nos cargos públicos e obtenção ou manutenção de foro privilegiado, diz comunicado da petição.


Para assinar a petição Clique Aqui!

Comentários