Você já ouviu
falar que “imagem é tudo”. Mas nos novos ditames do comércio no ramo do
turismo, o “buraco é mais fundo” quando o assunto é divulgação, marketing e
promoção. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) promoverá uma
série de encontros com os conselhos de turismo durante os próximos 12 meses
para elaboração do Plano Estratégico e Marketing Turístico do Rio Grande do
Norte.
O trabalho
começou já na manhã desta terça-feira (16), com reunião no Polo Costa Branca,
em Mossoró. Ainda neste mês de fevereiro acontecerão outros cinco encontros.
Amanhã a equipe da Setur viaja ao Polo Serrano, em Luís Gomes. Sexta-feira
(19), no Polo Agreste/Trairi, em Nova Cruz. Dia 22 será no Polo Seridó, em
Cerro Corá. Também próxima semana, dia 25, no Polo Costa das Dunas, já em
Natal. E finaliza com reunião do Conetur, dia 26.
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Reunião do Polo Costa Branca aconteceu na cidade de Mossoró |
“O trabalho
será realizado de maneira participativa, daí a importância de presença dos
principais atores que integram os conselhos e polos turísticos do RN”. A
subsecretária da pasta estadual de Turismo, Solange Portela destaca ainda que a
Secretaria tem buscado cumprir o calendário de reuniões das instâncias de
governanças, dentro das estratégias do Programa de Regionalização de Turismo.
Dessa forma, reuniões dos conselhos regionais são ministradas paralelas às
oficinas.
A empresa
Solimar, contratada para elaboração do Plano, acompanha a equipe da Setur para
promoção de oficinas em cada polo. Um seminário sobre o tema já foi promovido
em julho do ano passado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de
Turismo e Planejamento e RN Sustentável, com participação dos municípios que
compõem os polos.
A intenção dos
encontros, agora, é promover oficinas e discutir o direcionamento para a
competitividade dos polos e formular estratégias para o desenvolvimento do
marketing turístico na esfera regional, nacional e internacional, numa
prospecção de curto, médio e longo prazo. Com isso, se espera fomentar a
interiorização do turismo, tendo como objetivo central aumentar as fontes de
renda e o emprego formal no setor.
Serão sete
produtos elaborados de maneira participativa: 1) Estudo da Oferta
Turística; 2) Estudo da Demanda Turística; 3) Diagnóstico do Turismo do
RN; 4)Estratégias de Desenvolvimento para o Turismo do RN; 5) Planejamento de
Marketing; 6) Plano de Investimento para o Turismo do RN; e 7) Versão
Consolidada do Plano Estratégico do Turismo do RN. O plano também dará uma
ênfase ao turismo rural.