Saúde de São Gonçalo oferece treinamento para militares que vão reforçar combate a dengue


O prefeito municipal, Jaime Calado, recepcionou na manhã desta segunda-feira (15), no Teatro Municipal, militares da Marinha do Brasil que vão auxiliar no trabalho dos agentes de endemias no território de São Gonçalo do Amarante combatendo o mosquito Aedes aegypti. O acolhimento da tropa foi acompanhado pela primeira dama municipal e deputada Federal, Zenaide Maia, os Sargentos da Marinha, André, Lucimara, Joelma e Albuquerque, e alguns agentes de endemias.  


Em São Gonçalo, 70 soldados da Marinha permanecerão durante essa semana no município para intensificar o combate ao mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zika esclarecendo os moradores sobre os riscos que o mosquito apresenta à população. 

Prefeito Jaime Calado em reunião com militares discutindo formas de combate ao mosquito da dengue
A parceria firmada entre município, Governo Federal e forças armadas acontece em todo território nacional pela proporção que vem se desenvolvendo as notificações. Apesar de o município manter a situação controlada e ter os índices de infestação predial abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, a presença e ajuda dos militares vão intensificar o trabalho feito pelos agentes de endemias de casa em casa.


“Os supervisores trabalham incansavelmente e os resultados mostram isso. Desde 2009 o município tem realizado os seis ciclos. O errado é pensar que o prefeito ou os militares vão acabar com o mosquito, sendo que mais de 90% dos focos dos mosquitos ficam dentro das residências. 


É impossível o controle ou a erradicação sem que as donas de casa estejam realmente empenhadas em combater. Há muito tempo que o Aedes aegypti existe e já tinha sido erradicado, agora voltou transmitindo vários vírus diferentes. A presença das forças armadas é importante para que a população veja que o problema é realmente sério e que tem que ter a mobilização de toda a população.” finalizou o prefeito municipal e médico sanitarista, Jaime Calado.


Militares irão ajudar no combate ao mosquito da dengue Chikungunya e Zika

A Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde apresentaram aos soldados da Marinha do Brasil as estatísticas, dados, história, orientações e as atividades que o município tem feito para combater a proliferação do mosquito, bem como será a atuação deles no apoio aos agentes de endemias. Estiveram presentes também os secretários municipais Jalmir Simões (Saúde), Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Mada Maia (Extraordinária), Paulo Emídio (Habitação), Ledson França (Comunicação), Leonardo Medeiros (Desenvolvimento Econômico), Regina Tinoco (Agricultura), Talita Caroline (SAAE), Gisele Moura (Adjunta de Desenvolvimento Econômico), Márcia soares (Coordenadora de Vigilância em Saúde).Fotos:Divulgação

Comentários