RN tem 29 óbitos; taxa de ocupação de leitos sobe para 28%

Ao atualizar as ações do Governo do Rio Grande do Norte para o combate à Covid-19, nesta terça-feira, 21, o secretário adjunto de Saúde Petrônio Spinelli confirmou que o Estado tem agora 608 casos confirmados, 2.754 suspeitos, 2.575 descartados, 29 óbitos, oito óbitos em investigação nos municípios de Acari, Baraúnas, Natal, Poço Branco, São Pedro, Parnamirim e Pau dos Ferros e 161 casos recuperados. 

O 29º caso será incluído no boletim da Secretaria Estadual de Saúde, nas próximas horas, e se trata da primeira morte de uma pessoa em situação de rua. Esta ocorrência, segundo Spinelli, mostra a migração da doença entre as pessoas mais vulneráveis. 
Há 92 pessoas internadas nos hospitais. Destas, 57 em estado crítico, ou seja, que precisam de respiradores. Dos 92 casos, 44 estão confirmados com a Covid-19 e 48 suspeitos. Estes números mostram um dado preocupante, de acordo com Petrônio Spinelli: a taxa de ocupação de leitos que nesta segunda, 20, apenas um dia antes, era de 21,5% subiu para 28,5% com acréscimo mais forte nos polos de Natal e Mossoró.

Diante deste quadro, o Governo do RN intensifica a abertura de leitos, mas reforça a orientação do isolamento social e cumprimento das regras de proteção. "Precisamos voltar a um patamar mais confortável e para isso precisamos contar com o apoio de todos ficando em casa, protegendo os idosos e mais vulneráveis e usar máscara", afirmou o secretário adjunto. 

AÇÃO EM ASSÚ: Também com base no comportamento da pandemia, o Governo do RN enviou nesta terça-feira equipe da secretaria de Saúde ao município de Assú para tratar do plano estratégico de atendimento regionalizado a pacientes críticos, que realiza ações em parceria com as prefeituras.

"O plano está bem avançado em Natal e Mossoró e em consolidação nas outras regiões que têm como municípios polo as cidades de Assu, Pau dos Ferros e Apodi. Estamos identificando pontos para oferecer a assistência necessária aos casos que vierem a ocorrer", explicou Spinelli, acrescentando que "precisamos muito da saúde municipal, que executa o programa de estratégia da saúde da família, conhece os idosos e suas famílias e sabe onde eles estão". 

DOAÇÕES: O secretário informou também a necessidade de doações pontuais para a montagem dos leitos UTIs. "São equipamentos simples, de pequeno porte, como aparadeiras, mas necessários, que poderiam ficar fora das licitações. Estamos elaborando uma lista com as necessidades para doações e esperamos contar com o apoio da sociedade".

Na coletiva, o secretário de segurança e defesa social, Francisco Araújo, registrou a atuação das forças de segurança em duas ocorrências de desrespeito às normas de combate ao novo coronavírus. Uma ocorreu no município de Tibau do Sul onde 70 pessoas participavam de uma festa e foram conduzidas à delegacia de polícia. 

Outra foi aplicação de multa a um estabelecimento comercial funcionando em Natal em desconformidade com normas dos decretos do Governo do Estado, resultado de uma força tarefa estabelecida entre as Polícias Militar e Civil, Procon e Controladoria Geral do Estado para fiscalizar o cumprimento das medidas governamentais.Foto:Sandro Menezes/Assecom-RN

Comentários