Veneno de cascavel pode substituir os antibióticos convencionais,confirma novo estudo

Um composto encontrado no veneno da cobra cascavel tem o potencial para substituir os antibióticos convencionais, assegura um novo estudo. 

Uma pesquisa da Universidade de Queensland australiana afirma que os animais poderiam dar uma resposta às preocupações crescentes sobre a resistência aos antibióticos e a escassez de novos remédios, comunica a edição Daily Mail. 

Os investigadores explicaram como o veneno funciona sem prejudicar as células sãs em um relatório publicado na edição Journal of Biological Chemistry. O respectivo documento sugere que o composto descoberto no veneno da cascavel poderia potencialmente substituir alguns tipos de antibióticos.
De fato, já faz muito que os cientistas têm manifestado sua preocupação com a escassez de remédios e a crescente resistência das bactérias a eles. 

Assim, a combinação dos dois problemas provoca preocupação sobre aquilo que sucederá quando os humanos já não puderem contar com a medicina tradicional. 

"Este é um exemplo sobre como tomar aquilo que a natureza nos deu e tentar entender como isso funciona para que o possamos modificar em algo mais potente, mais estável e mais ou mais parecido com um remédio para usar como alternativa àquilo que temos na nossa farmácia hoje em dia", disse a Doutora Sónia Troeira Henriques, investigadora portuguesa da Universidade de Queensland. 

O novo relatório explica que o composto no veneno elimina as estirpes de bactérias.De acordo com o relatório, o fragmento de peptídeo atinge a superfície da bactéria através de atrações eletroestáticas provocadas pelas diferenças nas características da membrana.

Para mais, a especialista explicou que o peptídeo é positivo, enquanto a bactéria é negativa, o que permite matar a bactéria penetrando e desfazendo a membrana."Como as células [sãs] no corpo infectado são neutras, elas não se desfazem", acrescentou. 

Cientistas de todo o mundo, inclusive de Portugal, Espanha e Brasil,colaboraram com a Universidade de Queensland no âmbito do novo estudo. 

A partir de hoje, a equipe de pesquisadores vai tentar explorar mais peptídeos que podem ser achados na natureza e potencialmente usados para combater doenças, especialmente no que se trata do câncer de mama e melanoma.Com informações de Sputnik News/Foto:Pixabay

Comentários