Cresce número de turistas estrangeiros no estado do Rio Grande do Norte

Dados da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte confirmam um crescimento ainda maior da presença de turistas estrangeiros no Estado, frente aos índices divulgados há aproximadamente um mês pela própria Secretaria de Estado do Turismo, então com base em informações fornecidas pelo portal de turismo Panrotas e veiculadas pelo Conselho Regional de Turismo.

Segundo a Polícia Federal, o aumento foi de 43,77% de estrangeiros no primeiro semestre, precisamente entre 1º de janeiro e 26 de julho de 2016, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em números, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Porto de Natal receberam 5.582 a mais que os 12.752 turistas internacionais registrados em 2015, somando agora 18.335. Esse acréscimo representou uma entrada de aproximadamente R$ 15 milhões a mais na economia do RN.
Governador Robinson Faria,Secretário de Turismo do RN,Ruy Gaspar e Artur Abreu da Operadora Abreu.
“Isso só confirma a diretriz correta e a eficácia do trabalho realizado pelo Governo do Estado, pela Secretaria de Turismo e pela Emprotur. Com planejamento, competência e ousadia podemos manter esses resultados mesmo no período adverso, onde o país enfrenta índices negativos não só no turismo, mas na economia como um todo”, acredita o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

No mês de junho, a Setur RN divulgou que, apesar do cancelamento sistemático de dezenas de voos internacionais nas cinco regiões do país, Natal foi a única cidade nordestina e uma das três do Brasil a registrar aumento da malha aérea internacional. Se no Nordeste a queda foi de 24,52%, a capital potiguar subiu 30,77%, se comparado ao primeiro semestre de 2015.

“Esses dados da Polícia Federal apontam presença maior de portugueses, italianos, espanhóis, argentinos e franceses. Justo os países onde apostamos a divulgação dos nossos destinos, além dos voos de Buenos Aires (Argentina) e Milão (Itália), em operação desde o ano passado. Ou seja: é um crescimento fruto do trabalho realizado. No turismo nada acontece por acaso”, se orgulha a presidente da Emprotur, Aninha Costa.

O Governo do Estado realizou a maior campanha de divulgação do RN já feita em Portugal, com presença do governador Robinson Faria e ação exclusiva junto à operadora Abreu, considerada uma das maiores da Europa, em dezembro de 2015. Já neste ano, a Setur RN e a Emprotur participaram da BTL, feira de turismo realizada em Portugal, pela primeira vez na história com estande próprio.

No mercado argentino, para promover o voo Buenos Aires/Natal, iniciado em junho de 2015, a Setur RN tem promovido ação maciça de promoção dos destinos potiguares, iniciada no último mês de maio e com previsão de encerramento no próximo mês de setembro. E em outubro, o Governo do Estado participará de uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina, a FIT 2016, em Buenos Aires, pela primeira vez com estande próprio.

Já na Espanha, o RN esteve presente na Fitur - uma das principais feiras de turismo da Europa - em março de 2016. Na França, o RN foi destaque na brochura da operadora francesa Empreitee, em outubro de 2015. E na Itália, participação na feira de Rimini e ação junto a agentes de viagem com três meses de divulgação, entre setembro e novembro do ano passado para promover o voo Milão/Natal.

Em Portugal foram computados 6.891 turistas nos sete primeiros meses desse ano, segundo a Polícia Federal. Em seguida, a Itália, com 5.325 turistas. A Espanha e Argentina vêm em seguida, com 2.726 e 2.671 estrangeiros, respectivamente. E em quinto lugar, a França, com 2.236 turistas no RN.

Saiba mais – O Rio Grande do Norte também foi eleito pela oitava vez o melhor destino do Brasil pela Associação dos Agentes de Viagem do Interior de São Paulo, além de Natal ter 200% de aumento na procura na maior agência de viagens online do país, o Hotel Urbano, e ter registrado aumento de 26% nas vendas da CVC ano passado.Foto:Divulgação

Comentários