82% dos grandes varejistas já utilizam tecnologia para fidelizar clientes nas lojas físicas

A Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), empresa de soluções e serviços que garantem visibilidade em tempo real sobre ativos das organizações, pessoas e transações, divulgou na segunda-feira (30.05) os resultados de sua mais recente pesquisa sobre o comportamento do consumidor conectado na América Latina. 

Os dados mostram que a região continua buscando na tecnologia soluções que criem experiências de compra diferenciadas e capazes de gerar fidelização.

O estudo “O consumidor conectado na América Latina: como os varejistas latino-americanos podem aprimorar a experiência dos clientes dentro das lojas” foi realizado pela IDG Connect. Profissionais de TI e marketing em empresas de varejo foram entrevistados no Chile, Brasil, México e Colômbia para identificar como eles estão usando a tecnologia para atender às crescentes expectativas dos clientes. 

A maioria dos varejistas entrevistados emprega entre 500 e 5.000 pessoas em suas operações e oferecem algum nível de conectividade aos clientes dentro de suas lojas.
Foi constatado que 82% dos varejistas pesquisados na América Latina oferecem conectividade aos clientes dentro da loja por meio de aplicativos de fidelização, mas apenas 46% fazem um uso inteligente dos dados para melhorar a experiência do consumidor, aumentar os níveis de satisfação com o atendimento e realizar o monitoramento dos pontos de venda.

Na contramão, 18% dos varejistas pesquisados se conectam aos clientes e a seus smartphones oferecendo conexão Wi-Fi gratuita. Os varejistas também estão se adaptando à nova realidade digital: cerca de 80% deles ainda enviam catálogos impressos; no entanto, 50% pretendem enviar ofertas personalizadas para os dispositivos dos clientes que estão na loja em um futuro próximo.

Os varejistas brasileiros são os mais entusiastas da região. A maioria planeja oferecer algum tipo de tecnologia em suas lojas em um futuro próximo, como scanners de mão ou quiosques de autoatendimento. 

“O setor de varejo está evoluindo bastante, e isso também é realidade no Brasil. Hoje, os clientes estão mais exigentes e esperam uma melhor experiência dentro das lojas. Mesmo os mais fiéis às marcas podem eventualmente buscar um concorrente, caso vivenciem uma experiência que não seja a ideal”, explica Vanderlei Ferreira, country manager da Zebra Technologies no Brasil.

Segundo estudo, 62% dos varejistas usam informações obtidas de sistemas de fidelidade, cartões de crédito e de débito para identificar produtos adquiridos e 59% para descobrir dados demográficos dos consumidores que frequentam suas lojas. 

“O mercado passa por mudanças e são várias as opções de varejo disponíveis, tanto em nível regional quanto mundial. Por esses motivos, oferecer uma excelente experiência nas lojas ajudará a atrair e fidelizar mais clientes” explica Ferreira.Fonte: Burson-Marsteller Brasil 

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