Madre Teresa de Calcutá será canonizada em Setembro pelo Vaticano, anuncia Papa Francisco


O papa Francisco assinou hoje (15) o decreto de canonização de Madre Teresa de Calcutá, conhecida em todo o mundo pelas obras de caridade na Índia, anunciou o Vaticano.


A cerimônia de canonização será em 4 de setembro. A decisão foi tomada numa reunião de cardeais  encarregados de examinar a causa da religiosa, que morreu em 1997 e foi beatificada em 2003.


Ela nasceu em Skoplje na Albânia no dia 27 de Agosto de 1910; seu nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Em 1928 entrou como aspirante, para a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto. Em 1921 fez a profissão religiosa e foi estudar em Calcutá, na Índia. 


Em 10 de Setembro de 1946 decidiu dedicar-se aos pobres. Obteve a nacionalidade indiana. Uma jovem bengali chamada Subhasini Das pediu à irmã Teresa que lhe permitisse trabalhar com ela. Foi à primeira irmã das Missionárias da Caridade.


A nova Congregação consegue uma casa própria. A Ordem é aprovada pela Santa Sé. A ordem começou então se espalhar pelo mundo. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. 
Madre Tereza de Calcutá será reconhecida pelo Vaticano como Santa
Em 1980, recebeu a Ordem “Distinguished Public Service Award” nos E.U.A. Skoplje nomeia-a “Cidadã Ilustre” e muitas Universidades lhe conferiram o título “Honoris Causa”.


Seu trabalho, ainda que alcançasse toda enfermidade social, não era só um trabalho social. Na visão de Madre Teresa, dar de comer ao faminto e cuidar do moribundo não eram fins em si mesmos, mas uma participação na própria “obra de amor” redentora de Jesus pelos mais pequenos e os perdidos.


Frente às grandes necessidades dos pobres, abandonados nas ruas e subúrbios de Calcutá, o próprio Jesus dirigiu a Madre Teresa um novo enfoque para levar seu evangelho e seu amor aos pobres.


No início da missão de Madre Teresa, Jesus lhe revelou uma luz que iluminaria e animaria todo seu trabalho: a convicção de que Deus não só nos aceita em nossa miséria e pecado, mas que tem anseio de nós, “sede” de nós com a infinita intensidade de seu coração.Conheça mais quem foi Madre Tereza de Calcutá Da Agência Lusa/Foto: Reprodução

Comentários