Em meio a uma crise de abastecimento, Temer distribui carros no Rio

Em meio a uma crise de abastecimento provocada pela paralisação de caminhoneiros que reclamam do preço do combustível, o presidente Michel Temer viajou na tarde desta quinta-feira (24) para a cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, para entrega de carros.

Na cidade fluminense, o presidente participa de ato na fábrica da montadora Pegeout Citröen para distribuir veículos para conselhos tutelares do sul do Rio de Janeiro.

Temer decolou de Brasília por volta de 14h para a cidade fluminense, depois de ter reunido no Palácio do Planalto ministros e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para discutir alternativas para solucionar a crise.
O encontro terminou sem resultados e uma nova rodada de negociações entre o governo e os responsáveis pelos atos acontece na tarde desta quinta, em Brasília.

Este já é o quarto dia de paralisação dos caminhoneiros, que atinge 22 estados brasileiros e o Distrito Federal. A manifestação é um protesto à alta do preço do óleo diesel.

Para tentar reverter o cenário, que já resulta em problemas de abastecimento em postos e aeroportos do país, o governo anunciou que vai zerar a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) que incide sobre o diesel. 

A medida será editada por meio de um decreto, mas o Executivo aguarda que o Congresso conclua a votação do projeto de reoneração da folha, medida que vai compensar a renúncia fiscal com o fim da cobrança do tributo.

Ainda no âmbito das negociações que vêm sendo lideradas pelo governo, a Petrobras anunciou na noite de quarta (23) uma redução de 10% do preço do diesel na bomba. 

A medida valerá por 15 dias, o que deu um espaço para o governo negociar com os caminhoneiros novas medidas para reduzir o valor do combustível.As medidas vêm sendo consideradas como insuficientes pela categoria, que mantém a paralisação. 

Após a agenda no estado do Rio, Temer viaja a Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde participa da cerimônia em comemoração ao Dia da Indústria, na qual o novo presidente da FIEMG tomará posse. Com informações da Folhapress/Foto:Cesar Itiberê/PR

Comentários