Em Aracati, Paixão de Cristo: Quixaba será palco do maior teatro ao ar livre do Ceará

Na próxima sexta-feira, dia 30 de março, a partir das 16h30, a praia de Quixaba irá assistir ao maior teatro ar livre do Ceará: a emocionante encenação da Paixão de Cristo, que este ano completa 20 anos, mostrará os últimos momentos de vida, a Via Sacra, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. 

As ruas e as belas falésias serão palco da mais importante história cristã, onde o público poderá interagir e estar próximo dos atores e dos cenários, em pouco mais de três horas de espetáculo. 
 A Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria do Turismo e Cultura, está dando total apoio à estrutura do evento e viabilizou, junto ao Governo do Estado do Ceará condições para a realização do tradicional espetáculo. 

Este ano, a estimativa de público é de 10 mil pessoas, entre eles moradores, turistas, visitantes e espectadores de cidades vizinhas. O evento é aberto ao público e gratuito. 
“A Paixão de Cristo, assim como todos os eventos da cidade, atrai o turismo,movimenta a economia da comunidade. É muito importante para a nossa cultura, pois são atores da comunidade que participam. A prefeitura está fazendo o possível para dar total apoio ao evento”, comenta Denise Pontes, Secretária de Turismo e Cultura do Município. 

Comunidade envolvida-São mais de 100 atores e figurantes envolvidos na encenação, entre eles moradores da própria comunidade. A participação do elenco ocorre de forma totalmente voluntária e a equipe organizadora mantém um pequeno museu conhecido como a Casa da Paixão, que guarda todo o figurino do grupo, os adereços, além dos acessórios usados nas apresentações. 
A Casa da Paixão pode ser visitada pelo público que deseja conhecer os detalhes do cenário e da história do grupo teatral. Em 2017, a Associação Cultural Paixão de Cristo produziu o documentário: A Paixão por trás da Paixão, que conta a história, as dificuldades e, principalmente, conta o empenho de toda a comunidade durante os 20 anos de espetáculos. 
Daniel Gomes, responsável pelo evento, relata que o espetáculo, a cada ano, consolida-se como tradição do município do Aracati, e coloca a Praia de Quixaba em evidência. 

“Tudo começou quando a igreja católica da comunidade realizava cortejos com estações falando sobre a saga de Jesus Cristo na Terra. Daí em 1998, a fisioterapeuta Silvânia Mascarenhas, que sempre passava temporadas em Quixaba, teve a ideia de transformar a pequena Via Sacra em um lindo espetáculo que, com o passar do tempo, cresceu grandiosamente. O espetáculo transformou-se em tradição, umas das maiores do Nordeste”, relata Daniel Gomes.Fotos:Divulgação

Comentários