Modo como inclinar celular pode expor dados confidenciais,afirmam especialistas

Os especialistas da Newcastle University, na Inglaterra, revelaram como aplicativos e sites maliciosos podem acessar informações confidenciais por meio de sensores embutidos nos smartphones. Isto significa que apenas a forma como inclinamos o aparelho na hora de digitar pode ajudar hackers a decifrar senhas. 
De acordo com o estudo publicado na revista especializada 'International Journal of Information Security', hackers poderiam decifrar senhas de 4 dígitos com precisão de 70% na primeira tentativa e 100% na quinta com esta falha. O grupo analisou 25 sensores diferentes - como GPS, câmeras e microfones - instalados na maioria dos celulares que podem ser usados para adquirir informações sobre usuários. 
"Como apps e websites não precisam pedir permissão para acessar a maioria (desses sensores), programas maliciosos podem "ouvir" secretamente os dados colhidos pelos sensores e usá-los para descobrir uma ampla gama de informações confidenciais sobre você, como horários de ligações telefônicas, atividade física e até todas as teclas que você pressionou, senhas e códigos", conta a principal autora do estudo, Maryam Mehrnezhad. 

De acordo com o UOL, a equipe descobriu que cada toque dos usuários nas telas dos smartphones cria um traço único de orientação, que indica precisamente o que a pessoa estava clicando. 

"Dependendo da forma como digitamos - se você segura o telefone em uma mão e usa seu polegar, se segura com uma mão e digita com a outra, se toca ou desliza - o aparelho vai ser inclinado em uma certa direção e é muito fácil identificar padrões associados com 'assinaturas de toque' que usamos regularmente", diz a co-autora do estudo, Siamak Shahandashti.Notícias Ao Minuto/Foto:DR