Prefeito Oton Mário abre período legislativo em Jaçanã e recebe apoio dos vereadores

Em sua primeira sessão de leitura de mensagem anual na Câmara Municipal de Jaçanã, o Prefeito Oton Mário, esteve na noite da última terça-feira (14), na presença de oito vereadores, dentre eles, Antonio Firmino de Souto (PR), Francisco de Assis Cândido da Silva (PDT), Ednaldo Martins Oliveira (PSD), Geraldo Abdias da Silva Filho (PRB), Francisco Donizete de Oliveira (PR), Robério José da Costa (PR), vereadora Riane Guedes de Oliveira (DEM) e faltando na sessão de abertura do período legislativo, o vereador Reginaldo Silva de Araújo (PR), o presidente da Câmara Municipal, vereador José Gelzo Nascimento dos Santos (PMDB), abriu a sessão solene com plenário lotado e contando com a presença de parte da equipe administrativa do governo municipal de Jaçanã, população e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

Antes de começar a ler a mensagem anual para abertura do período legislativo, o Prefeito Oton Mário recebeu elogios do vereador Antônio Firmino,quando enfatizou “Gostaria de dizer que estarei à disposição nesta casa para aprovar os projetos que forem enviados e que sejam a favor da população Jaçanaense”,confirmou o legislador Antônio Firmino.
Prefeito de Jaçanã,Oton Mário abrindo o período legislativo quando leu mensagem anual e fez uma prestação de contas de pouco mais de um mês de gestão 
Mesmo diante de inúmeros problemas encontrados quando assumiu a Prefeitura Municipal de Jaçanã, o Prefeito Oton Mário foi contundente ao falar da real situação quando chegou ao poder executivo municipal: “Esse início de gestão não tem sido fácil, pois nos deparamos com muitas situações adversas. Infelizmente o processo de transição não aconteceu a contento e o que encontramos, sobretudo na sede da Prefeitura, foram arquivos inexistentes, informações apagadas, contas para pagar, contas bancárias bloqueadas, débitos para serem negociados, funcionários reivindicando direitos... enfim, um turbilhão de situações que não estava apenas em nosso desejo pessoal a capacidade para resolver”,afirmou ele.

Durante a leitura da mensagem anual,o ex-gestor de Escola Pública e Prefeito Oton Mário enumerou as inúmeras ações desenvolvidas em pouco mais de um mês e meio,apesar das dificuldades.

Entre as obras que ele destacou,fez um resumo:

Infraestrutura: Colocamos lâmpadas em 35 postes, compramos bombas para os poços tubulares, reformamos alguns prédios públicos, levamos iluminação pública e água ao Conjunto Flores 3, desobstruímos esgotos, consertamos calçamentos e fiscalizamos as obras em andamento.

Agricultura: Criamos o Conselho Municipal de Defesa Civil, visitamos as associações rurais, firmamos parcerias com cooperativas e sindicato, realizamos consertos no Mercado Público e matadouro, reestruturamos a Feira Livre e realizamos o cadastro dos agricultores jaçanaenses.

Cultura:Cadastramos os artistas locais, disponibilizamos uma sede para a secretaria de Cultura e Turismo, damos todo suporte para que artesãs participassem da 22ª Fiart, participamos de eventos regionais e realizamos oficinas de máscaras carnavalescas.

Turismo:Mapeamos os pontos turísticos da cidade, solicitamos a certificação desses pontos juntos à UFRN, visitamos todos os pontos e participamos de eventos regionais de turismo.

Assistência Social: Levamos a Secretaria de Assistência para junto do CRAS, dando mais agilidade aos trabalhos, realizamos visitas domiciliares, atualizamos 150 cadastros do Bolsa Família, disponibilizamos uma advogada para atender na defensoria pública, concedemos pareceres sociais a pessoas carentes, reformamos o CRAS, trouxemos o Conselho Tutelar para o Centro da cidade e recuperamos o carro da assistência.

Transporte: Entregamos 35 caminhões de água potável, realizamos 40 viagens a Natal, recuperamos a frota da prefeitura (ambulância, tratores, ônibus, automóveis, etc.) e reduzimos os fatos de combustível pela metade.

Saúde:Disponibilizamos equipes médicas (médicos, dentistas, enfermeiras) em todos os PSF’s, disponibilizamos médicos plantonistas todas as noites no Hospital, realizamos mais de 4 mil procedimentos médicos entre consultas, exames e atendimentos; colocamos nutricionista, psicólogo e assistente social no Hospital, firmamos convênio com o consórcio de saúde, realizamos 39 viagens de ambulâncias, entregamos medicamentos na farmácia básica e de média e alta complexidade.

Vias Urbanas:Disponibilizamos uma nova sede para as equipes de limpeza, disponibilizamos café da manhã para todos os garis, retiramos 102 caçambas de entulho que se amontoavam pelas ruas, limpamos ruas, praças e canteiros, acabamos com lixões que se formavam na entrada da cidade, consertamos máquinas, restauramos a pista de motocross, limpeza da Feira Livre logo após o seu encerramento e podação de palmeiras e árvores dos canteiros.

Educação:Realizamos pequenas reformas em todas as unidades de ensino, reestruturamos toda a rede de ensino, redistribuímos os profissionais de educação, participamos de eventos regionais e estaduais e construímos o Plano de Metas e Ações Educacionais para 2017.

Finanças e Tributação:Reestruturamos os sistemas de computação com a aquisição de novos softwares, reorganizamos os espaços físicos dessas secretarias e reestruturamos o departamento de licitações e de arrecadação de tributos.

Administração: Realizamos o censo do servidor, reestruturamos os sistemas com aquisição de novos programas, sintonizamos a folha de pagamento diretamente com o TCE, otimizamos os processos de férias, readaptação de função e outras demandas represadas.

Gabinete: Reestruturamos o departamento de comunicação da prefeitura, reconstruímos o site oficial da prefeitura, criamos páginas nas redes sociais para divulgar nossas ações, atendemos ao público das 7h às 13h de segunda a sexta, atendemos a contento todas as demandas possíveis.

Esporte:Recuperamos a iluminação do Ginásio Municipal, recuperamos o campinho de Romão, realizamos reformas no Estádio Municipal, cadastramos os atletas da cidade, realizamos torneio de futebol beneficente, apoiamos as equipes esportivas, elaboramos um calendário de eventos desportivos.

Segurança:Trocamos o comando do município, firmamos convênio com a Secretaria Estadual de Segurança, adquirimos uma nova viatura, intensificamos as rondas, disponibilizamos uma casa de apoio para os policiais realizarem as suas refeições, tirando-os do hospital.

Jurídico: Respondemos às intimações do Ministério Público, criamos a Lei de Gestão Democrática nas Escolas, criamos a Lei de Bolsistas para estudantes, criamos a lei de gratificação para secretários escolares, pois não é justo que um secretário escolar receba o mesmo valor que um auxiliar de secretaria, atendimento ao público em aconselhamento e demandas jurídicas e elaboramos decretos e portarias municipais.Foto:Divulgação

Comentários