Especialistas falam das seis principais dicas para aumentar a produtividade no trabalho - Salomão Medeiros

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Especialistas falam das seis principais dicas para aumentar a produtividade no trabalho

O excesso diário de informações, a avalanche de e-mails e a pressão por realizar demandas profissionais têm um efeito muito nocivo à concentração no trabalho das pessoas

Nos tempos atuais de crise, é comum ouvir queixas de pessoas culpando fatores externos por suas frustrações e por seus fracassos. "A vida é cheia de variáveis - algumas controlamos, outras não. Não temos controle sobre a crise, a alta do dólar, a concorrência, o mercado... Por isso, não desperdice o seu tempo, tão precioso, com isso.

Invista sua energia naquilo que você controla. Que tal começar melhorando sua própria produtividade?", sugere o coach Emerson Weslei Dias.

O especialista explica que o excesso diário de informações através de whatsapp, blogs, redes sociais, a avalanche de e-mails e a pressão por realizar demandas profissionais têm um efeito muito nocivo à concentração, prejudicando diretamente nossa capacidade de alcançar metas.
O desafio é fazer mais com menos e entregar as tarefas dentro do prazo. Ainda que o dia tenha 24 horas para todo mundo, algumas pessoas conseguem fazer o tempo render mais do que outras. 

Com organização e atitudes simples, é possível trabalhar de maneira mais inteligente. Além disso, há muitas ferramentas que prometem dar uma forcinha para os maus administradores do tempo. As opções são enormes e muitas possuem versões gratuitas básicas ou para teste. A seguir, Dias lista algumas dicas que podem ajudar na busca pela alta performance e desempenho:

Programe suas atividades- Ter controle de tudo o que precisa ser feito é o primeiro passo. Assim, é possível saber quanto tempo será necessário para realizar cada tarefa e entregá-la sem atrasos. Depois de concluir o trabalho, é hora de organizar o próximo dia. Dessa forma, você garante que a jornada seguinte seja produtiva.

Faça uma coisa de cada vez-Estudos mostram que desempenhar várias funções é menos produtivo que realizar uma por vez. Isso acontece porque quem é bombardeado por várias fontes de informação não presta atenção no que está fazendo e tem mais dificuldades de memorização. Além disso, o cérebro não consegue executar duas tarefas com excelência ao mesmo tempo.

Evite a procrastinação- É uma lida nos e-mails pessoais, um café rápido, uma “espiadinha” no Facebook... O ato de adiar as coisas, ter demora em fazer o que é preciso e ficar enrolando é o maior inimigo da produtividade. Por isso, tenha foco no que precisa ser feito e deixe o celular e as redes sociais de lado.

Defina metas- Coloque prazos para terminar suas atividades e trabalhe ininterruptamente até atingir sua meta. Por exemplo, se precisar escrever um relatório, determine que ele precisa ser feito até um determinado horário e dedique-se a isso até que esteja pronto.

Planeje seu descanso-Diferente do que muitos imaginam, ser produtivo não significa alguém que leva trabalho pra casa ou faz as refeições enquanto realiza as atividades. Atitudes como essas acabam por fazer justamente o contrário, além de trazer até mesmo problemas de saúde. O descanso é fundamental para esvaziar a mente e recarregar a energia. Assim, quando voltar, produzirá mais e melhor.

Cultive bons hobbies- Fazer atividades que trazem prazer e relaxamento também pode ajudar no trabalho. Ler, praticar esportes e assistir filmes são alguns exemplos de práticas que contribuem para se revigorar, esquecer dos problemas e manter o cérebro funcionando.Foto: iStock/Divulgação

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