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IDV sinaliza recuperação do varejo nos próximos meses no Brasil

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo) de agosto fechou com queda real de 8,7%, em comparação ao mesmo mês de 2015. 

O setor estima a continuidade dos resultados negativos nos próximos três meses, mas em um patamar menor. 

Os dados disponibilizados pelos associados sinalizam a mudança de cenário e as estimativas futuras são de -3,6% em setembro, -3,3% em outubro e de -0,7% em novembro. O IAV-IDV antecipa entre 30 a 40 dias os resultados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE).

O setor de semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, apresentou em agosto queda real de 6,02% na comparação anual. Já o setor de bens duráveis apresentou, novamente, o pior resultado no mês passado, com queda real de 10,24% em relação ao mesmo período em 2015. 
Para os empresários do setor consultados, a recuperação da confiança dos consumidores e a retomada do crédito continuam sendo os principais desafios para o segmento. A projeção deles para os próximos meses é de -3,45 % em setembro, -2,5 % em outubro e de -1,84 % em novembro de 2016. Já inflação acumulada desse setor ficou em 2,81%.

Os pilares macroeconômicos que direcionam o consumo têm influenciado diretamente para baixo o desempenho do varejo, principalmente os indicadores de inflação, que estão muito acima da meta estabelecida, assim como o nível de desemprego, que alcança patamares iguais ao ano de 2011, a contínua desaceleração da massa salarial e o encarecimento e restrição na concessão do crédito.

O índice de confiança, outro indicador que possui forte correlação com comportamento de consumo, vem atingindo os piores patamares dos últimos anos.

A boa notícia é que nos últimos quatro meses o indicador cresceu, saindo do pior nível alcançado, em abril de 2016, desde o início do monitoramento da série, com 64,4 pontos, para os atuais 79,7 pontos em agosto, atingindo os patamares o começo de 2015. Tal resultado foi puxado, principalmente, pelo aumento de confiança da família em relação ao futuro.

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. 

Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.Fonte:IDV/Foto:Welton-Araujo/Agência Brasil

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