Empresas investem no público LGBT que potencial de consumo de US$ 133 bilhões no Brasil

Empresas com visão de mercado buscam se comunicar com o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros(LGBT).Esse é o caso do Pet Shop Boutique da Ração, da agência de viagens Trip4u e da marca de moda praia Mar del Castro, que participarão da EXPO Diversidade, evento voltado ao público LGBT, que será realizada no centro de eventos PRO MAGNO, na capital paulista de 22 a 24 de julho.

As três empresas estão interessadas em se comunicar com um público com potencial de consumo de US$ 133 bilhões ou 10% do PIB nacional, segundo a Out Leader, associação internacional de empresas que desenvolve iniciativas para o público gay. 

De acordo com o Censo de 2010 o Brasil tem ao menos 67,4 mil casais formados por pessoas do mesmo sexo, a renda familiar do casal homossexual é de R$ 5,2 mil, enquanto a dos héteros é de R$ 2,8 mil.
A proprietária do Pet shop Boutique da Ração, localizada em São Paulo, Sandra Vasconcelos conta que decidiu participar do evento devido ao poder aquisitivo e potencial de consumo desse público. A empresária que trabalha no desenvolvimento do plano de negócios de franquias da sua marca ainda explica: “tenho um cliente desse público que tem quatro cães e muitos amigos gays, com alto grau de instrução e elevado poder aquisitivo”.

Segundo a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes – ABRAT, os turistas LGBT movimentam R$ 150 bilhões no Brasil por ano. A agência de viagens Trip4u, que já conta com sete unidades distribuídas nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, está em busca desse público. 

A agência desenvolve programas experiences a partir de um tema, que pode ser focado em gastronomia, esporte, aventura, entre outros. A sócia-diretora da Trip4u, Gabriela Frizzo, decidiu investir no público LGBT por ser um consumidor que busca viagens diferenciadas e bom atendimento. “Estamos começando a abrir o leque e investir em públicos que classificamos como bons clientes, que são aqueles que investem em lazer, diversão, gostam de viajar e de serviços de qualidade. Buscamos oferecer a eles um ambiente em que possam se sentir a vontade para aproveitar a viagem”, conta.

A marca de moda praia Mar del Castro, de Fortaleza, desenvolve peças diferenciadas e com muitas estampas, características que agradam ao público LGBT. “Eles são mais ligados a tudo que está relacionado à moda e tendências. 

Sempre buscam produtos diferenciados onde possam demonstrar toda sua individualidade e personalidade através do vestir”, conta Rafaela Castro, sócia e estilista da marca. Ela ainda conta que mais de 70% do público masculino é formado por gays e que outro objetivo da Mar del Castro é expandir sua atuação por meio de lojas multimarcas em todo o país, incluindo a capital paulista.

De acordo com Ricardo Gomes, organizador da EXPO Diversidade, o público gay é um dos mais importantes por ter escolaridade, cultura e poder aquisitivo acima da média. Estima-se que o consumidor gay gaste 30% a mais que o consumidor hétero. 

“Este público está cada vez mais livre para se assumir diante de seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. As empresas que se posicionam como gay friendly ganham muitos pontos em preferência de consumo”, explica Gomes.

Mais informações sobre a Expo Diversidade 2016 na cidade de São Paulo confira no site do evento  Clique Aqui! Foto:Divulgação

Comentários